Mudança do protocolo de comunicação da NFE/NFCE 4.0 e CTe/MDFe 3.0 de SSL para TLS 1.2

A SEFAZ, por questões de segurança, a partir de abril de 2018, para os serviços de CTe, MDFe, NFe e NFCe só aceitará conexões com o protocolo de segurança ou superior.

Ambos são protocolos de criptografia destinados a proteger a comunicação através de redes de computadores.

 

Qual é a diferença entre TLS e SSL ?

SSL (Secure Sockets Layer)
A primeira versão do protocolo SSL, desenvolvida pela Netscape em meados de 1994. Por ser muito insegura e facilmente quebrável, essa versão nunca foi publicada. Em abril de 1995 uma segunda versão foi publicada como Internet Draft , porém essa versão também apresentou alguns problemas e logo foi substituída.

Em 1995 a Netscape entrou com um pedido de patente do protocolo SSL, este pedido foi concedido apenas dois anos depois, em 1997 através da patente 5657390 . Neste mesmo ano, a Microsoft publicou um protocolo próprio, baseado no SSL 2, chamado de PCT ( Private Communication Technology ), esse protocolo tinha como objetivo melhorar algumas vulnerabilidades encontradas no SSL 2.0.

Já em 1996, foi publicado o protocolo SSL 3.0, foi um refactoring do protocolo para corrigir as falhas encontradas no SSL 2. Ele já incorpora as ideias presentes no PCT ( Private Communication Technology ) da Microsoft.

TLS (Transport Layer Security)
Em 1996, a IETF (Internet Engineering Task Force) montou um grupo para estabelecer e padronizar um único protocolo aberto e livre. Assim foi criado o TLS, que é baseado no SSL 3. Publicada em 1999, sua primeira versão adiciona algumas melhorias ao protocolo SSL 3 através da RFC 2246 .

O TLS 1.1 foi publicado em 2006 através da RFC 4346 .

A versão mais recente, o TLS 1.2 que foi publicado em 2008 através da RFC 5246 .

Há uma nova versão em desenvolvimento, o TLS 1.3, cuja especificação ainda está em draft.

O protocolo TLS foi criado para substituir o SSL, um protocolo que já é considerado inseguro. Apesar da sigla “SSL” ser muito utilizada, hoje ela é sinônimo de “TLS”.